Como Semear ou Plantar Pepinos

Semear ou plantar pepinos

 

Os pepinos são semeados / plantados no hemisfério norte entre o mês de fevereiro e o mês de abril para sementeira directa e entre o mês de março e junho para plantio. Um clima ameno em que as temperaturas oscilem entre os 10Cº e os 30Cº, um solo com boa drenagem, bem nutrido e um ph balanceado entre os 6 e 7.5 são as condições necessárias para semear ou plantar pepinos. Sempre que possível, semeie ou plante os pepinos na segunda metade da fase da lua quarto crescente.

 

O que vai precisar:

  • Enxada
  • Regador
  • Calcário Dolomítico (opcional em caso de ser necessário balancear o ph da terra)
  • Húmus ou estrume
  • Balde
  • Regador
  • Sementes de pepino ou mudas para transplantar

 

Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente que conseguir, depois espalhe o calcário dolomítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário, abra um rego de 15 cm a 20 cm de profundidade, coloque bastante húmus ou estrume no fundo do rego, abra outro rego em que o centro deste se dista uns 60 cm do centro do anterior e utilize a terra para cobrir o húmus que colocou no rego anterior. Coloque os pepinos no rego que acabou de cobrir com distância de 60 cm entre pés de forma a que as folhas da planta não fiquem a tocar no solo, salvo risco de serem queimados pelo sol durante os os primeiros dias de transplantação. Em caso de querer semear as sementes directamente na terra, respeite o mesmo processo, contudo ao invés de um pé de pepino, coloque duas sementes de pepino a 3 cm de profundidade e respeitando as medidas acima. Repita o processo de forma a que fique com dois regos paralelos um ao outro, como forma a facilitar a implementação do sistema vertical de suporte aos pepinos durante o crescimento e produção. Pode em todo o caso deixar os pepinos por terra, mas com certeza que terá quebra de produção devido a podridão e pragas inerentes ao contacto directo com o solo.

 

Como já falamos acima o pepino, requer o solo constantemente húmido (ligeiramente). Lembre-se que encharcar o solo ou privar os pimentos de rega por longos períodos de tempo, pode comprometer a sua colheita.

 

A Colheita começa em torno de 90 a 120 dias após o plantio.

 

Boas colheitas

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *