Como germinar e plantar abacaxi em vaso

Plantar abacaxi em vaso, nunca foi tão fácil!

Aqui em casa resolvemos experimentar germinar e plantar abacaxi em vaso, e tenho a dizer que tem sido uma experiência bastante empolgante e enriquecedora. Você sabia que o topo frondoso dos abacaxis comprados em lojas ou supermercados pode ser enraizado e cultivado como uma planta em vaso?! Pois é, é isso mesmo, pode a partir de casa obter o seu abacaxi caseiro, um ou mais, como o desejar, e pelo que ouvi dizer o seu sabor é ainda muito mais intenso e doce. Se é um amante de abacaxi então este artigo destina-se a si mesmo.

 

 

Primeiro que tipo de fruta é esta?!

O abacaxi é bastante conhecido em Portugal como ananás e possui uma grande aceitação em todo o mundo, é uma fruta tropical, caracterizada como uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas de ananas comosus e da subfamília Bromelioideae. É um símbolo das regiões tropicais e subtropicais. Os frutos de abacaxi são nativos das Américas. Eles ganharam seu nome em torno da colonização europeia do Novo Mundo, pois eram parecidos com pinhas tradicionais, mas por terem uma “coroa”por vezes são chamados de “rei dos frutos”, nome dado pelos portugueses logo após o seu descobrimento. É um fruto ácido a adoçicado, é uma ótima fonte de vitamina C, aumenta a resistência do organismo contra algumas doenças e é bastante rica em cálcio, ferro, fósforo e magnésio. O seu xarope é indicado para combater a bronquite e o chá da sua casca é bastante usado e tem bons resultados no combate a processos inflamatórios. O abacaxizeiro é uma planta semi-perene que pode alcançar um metro de altura. Primeiramente produz um único fruto, depois com o tempo cresce uma ramificação lateral no talo e aí sim nascem outros abacaxis, sendo que a fase produtiva pode prolongar-se por vários anos. Quando adulto, o abacaxi é constituído de raízes, talo (caule), folhas, frutos e mudas.  Os abacaxizeiros são uma planta sensível ao frio, embora possam suportar pequenas rajadas de clima de  baixa temperatura atmosférica mas também têm a sua outra vertente, sendo uma planta tropical nos dias de sol muito intenso os frutos podem sofrer queimaduras, quando não são protegidos devidamente. Pode ser cultivado em qualquer tipo de solo, desde que seja permeável, isto é, não sujeito ao encharcamento; como na maioria das bromélias, nunca permita que o abacaxizeiro se assente na água e deve ser regado a partir do topo. Gostam de solos leves, ricos em elementos nutritivos e com pH entre 4,5 e 5,5, ainda que tolere aqueles de pH mais baixo.

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Poales
Família: Bromeliaceae
Subfamília: Bromelioideae
Género: Ananas
Espécie: A. comosus
Nome binomial
Ananas comosus

 

 

Todo o processo que deve seguir:

O abacaxi é facilmente propagado a partir da própria fruta,ou seja da sua coroa de folhas bicudas e cortantes. Depois de ir ao supermercado e escolher um abacaxi fresco e com boa folhagem, de preferência orgânico, corte a parte de cima cerca de meia polegada abaixo das folhas,tal como na (fig.1), em seguida, retire algumas das folhas mais baixas.

Corte a parte externa que resta do abacaxi (fig.2/3), na parte inferior da coroa ou caule, até ver os brotos da raiz. Devem se parecer com pequenas saliências acastanhadas em torno de todo o caule(fig.4/5).

De seguida coloque a coroa num recipiente com água até que comecem a surgir as suas raízes, não desanimem se não virem logo resultados pois ainda demora algum tempo, por isso nada de se desfazer da sua coroa pois as raízes acabarão por surgir (fig.6/7) e as folhas da coroa irão crescer bastante no decorrer de todo este processo na água.

Quando surgirem as raízes e já estiverem fortes o suficiente, deixe o topo do abacaxi secar por alguns dias antes de plantar isso irá ajudar a curar e assim prevenir o apodrecimento.

Entrámos na fase de plantio. Num vaso coloque uma mistura leve de solo com perlita e areia (fig.8/9). Enterre a  parte superior do abacaxi na mistura que inseriu no vaso até a base das suas folhas. Regue bem e coloque-o sob luz indirecta (fig.10/11/12/13).

O abacaxi não é difícil de cultivar. Uma planta de abacaxi enraizada com sucesso começará a crescer dentro de semanas, desde que receba bastante calor e humidade adequada.

Já enraizado e plantado, o abacaxi normalmente demora 24 meses para produzir frutos maduros, embora esse tempo varie dependendo das condições. Agora é só esperar e ser muito paciente, quando o abacaxi começar a surgir este será o seu aspecto:

 

O aspecto final do abacaxi no vaso deverá ser idêntico a este.

 

Bem da minha parte espero que tenham gostado, e que ponham em prática o cultivo de abacaxi em vaso na sua própria casa. O meu abacaxizeiro já está no vaso, sendo assim ainda tenho um longo período pela frente mas só de pensar que irei comer um abacaxi produzido por mim e em casa deixa-me bastante entusiasmado, fico no aguardo…

 

2 votes

Comments

comments