A importância da canela na sua horta ou jardim?!

Você sabia que a canela comum da cozinha é um fungicida incrível?! 

Pois bem, depois de aprender a usar a canela em pó para a saúde das  suas plantas, você pensará duas vezes antes de comprar produtos químicos agressivos para uso próprio na sua horta ou jardim. De assassino de fungos a hormônio de enraizamento, a canela tem tudo o que você precisa! A canela é facilmente encontrada em supermercados. Temos a canela em pó ou canela em pau na maioria dos comércios alimentícios e ainda a preço bastante acessível.

O que é a canela ou árvore caneleira?!

Como todos sabemos a canela é uma especiaria bastante usada nas nossas cozinhas e gastronomia. A canela provém de uma árvore tropical, a caneleira, Cinnamomum zeylanicum, originária do Sri Lanka (antigo Ceilão) e naquele tempo a canela era mais preciosa que o próprio ouro. Actualmente, a sua utilização (em pau ou pó) é muito comum pois é uma adição maravilhosa ao sabor de biscoitos, bolos, chás, infusões entre outros. A utilização desta especiaria é milenar, tanto na medicina como na culinária. Era usada na medicina tradicional chinesa e os antigos egípcios usavam-na também para embalsamar as múmias, por ser um  óptimo conservante.  No que respeita às propriedades medicinais a canela pode ser benéfica em casos de inapetência, náuseas, enjoos, digestões lentas e difíceis, flatulência e diarreia. Tradicionalmente a canela é utilizada na preparação de bebidas para ajudar a aliviar gripes e constipações. O seu óleo essencial possui uma forte actividade anti-bacteriana e anti-fúngica, especialmente nos aparelhos digestivo e urinário, e recentemente descobriu-se que apenas meia colher de chá de canela por dia reduz de forma significativa os níveis de açúcar no sangue em diabéticos. A canela ou infusões de canela são também muito famosas e usadas no combate e tratamento de plantas e hortas por ser um excelente fungicida e exterminador de pragas, tem usos surpreendentes para manter seu jardim e todas as suas plantas saudáveis.

 

Benefícios da canela nas plantas

São diversos os benefícios da canela nas plantas. Aqui ficam os que eu acho mais importantes e os que mais uso e como uso.

Recupere folhas danificadas: Se a sua planta está com folhas ou raízes danificadas, coloque um pouco de canela sobre a área afectada para que assim possa começar o processo de curamento. Outra opção é você fazer uma infusão de canela, colocar num borrifador e utilizar como um spray.

Precisa de:

1 colher de chá de canela em pó;

1 copo de água morna (aprox. 200 ml)

Modo de preparo:

Num jarro ou recipiente à sua escolha coloque a colher de canela e a água morna, cubra e deixe descansar por 8 horas. No dia seguinte é só coar com um  coador de café, coloque num frasco de spray e pulverize nos caules das plantas afectadas.

 

Evite cogumelos selvagens:

Os cogumelos são fungos e como a canela tem propriedades antifúngicas, polvilhando a canela por toda a cobertura do jardim, horta ou plantas, ajuda a controlar o  seu crescimento.

 

Canela como hormônio de enraizamento:

A canela é uma óptima opção para acelerar o processo de enraizamento de uma planta. É muito mais barata que o hormônio químico de enraizamento e sem dúvida a melhor opção, pois é  livre de quaisquer químicos. Antes de plantar, humedeça o pequeno galho e coloque a canela.  Assim, além de o proteger contra os fungos, irá estimular o crescimento das raízes.

 

Protege as mudas de doenças:

As propriedades anti-fúngicas da canela fazem dela uma excelente ferramenta na protecção das mudas,  protegendo-as da decomposição e doenças, também chamadas de amortecimento. O termo amortecimento abrange uma série de doenças que atacam uma semente/muda antes ou após a germinação e causam a morte da mesma. Eles podem ser causados ​​por várias condições diferentes de fungos e solo. A canela ajudará a evitar esse problema matando o fungo ou outros problemas fúngicos como mofo e borlor.

 

Cicatriza plantas doentes ou quebradas:

A canela acelera o processo de cicatrização e protegerá a planta de outras doenças e lesões. Se tem uma planta doente ou quebrada polvilhe canela na ferida para incentivar a cura e impedir a infecção por fungos, ou borrife com a infusão de canela em spray se assim o entender.

 

Detém pragas peludas:

Polvilhe canela ao longo do exterior do jardim/horta para impedir coelhos, esquilos e até toupeiras de se aproximarem. Ao inalarem a canela, esta irritará as suas membranas mucosas do nariz e da boca sem causar danos permanentes, mas impedirá a visita novamente.

 

Afasta as formigas:

As formigas não gostam de canela!  Polvilhe canela ao redor dos seus jardins, horta ou plantas para que assim as possa impedir de chegarem perto. Não matará as formigas, mas elas ficarão longe dela. Polvilhe-a pelas suas portas se elas estiverem a entrar na sua casa, as formigas desaparecerão  pois odeiam simplesmente cruzarem-se com uma linha de canela!

 

Mantêm os mosquitos longe:

Polvilhe ou pulverize o spray de canela ao longo da sua horta, jardim ou plantas, esta irá manter os mosquitos e outros insectos afastados. A canela destrói o fungo em que se alimenta e os mosquitos desaparecem. Com o intenso cheiro a canela, eles irão embora.

Como vê a canela é fantástica em todos os sentidos e de custo reduzido. Cá em casa uso bastante, tanto nas minhas plantas como nas coisas que cultivo, dou uso também para fins medicinais e culinários, espero que gostem e coloquem em prática alguns dos conselhos que aqui deixo.

 

 

 

 

2 votes

Comments

comments