Como Semear Favas
Uma excelente fonte de ferro, cálcio, vitamina C e ácido fólico, a fava tem vindo a ganhar espaço na culinária mediterrânica! Incluindo a portuguesa.
A sementeira da fava é uma cultura que não requer muitos cuidados, é um legume bastante resistente tanto a intempéries como a pragas. Contudo existe um ambiente ideal que será um clima ameno, com temperaturas a oscilar entre os 10Cº E OS 27Cº, terra leva, bem nutrida e um ph balanceado (entre 4 e 7.5). A fava assim como todos os legumes de vagem, devem ser semeados em fase de lua quarto crescente e o período de sementeira deste legume vai de novembro a março.
O que vai precisar:
- Enxada
- Regador
- Calcário Dolomítico (opcional para equilibrar o ph da terra)
- Húmus ou estrume
- Balde
- Regador
- Sementes de Fava
Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente possível, depois espalhe o calcário dolomítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário. Abra um rego com 10cm de profundidade, coloque um pouco de húmus ou estrume no fundo do rego, abra outro rego e tape o estrume ou húmus do rego anterior, depois enterre as favas com distâncias de 20 a 30 cm a uma profundidade de 5 ou 6 cm. No final de cada rego proceda a uma rega fazendo recurso a um regador. Após a sementeira evite regar muito, como forma a evitar que a semente apodreça na terra.
A fava não requer muita humidade, portante se o for um ano de alguma chuva, não vai necessitar de rega adicional.
A germinação ocorre entre o oitavo e décimo quinto dia.
A vagem da fava estará pronta a ser colhida em 90 a 120 dias após a germinação.
Boas colheitas