Dicas para Controlar Lesmas e Caracóis em Hortas Biológicas

Controlar lesmas e caracois

 

Numa horta biológica todos os animais tem o seu espaço e o seu papel fundamental para salvaguardar uma horta saudável e equilibrada, contudo quando a população de lesmas e caracóis fica descontrolada, é necessário tomar medidas para evitar danos nas nossas plantas.

De seguida vamos ver alguns dos métodos mais ecológicos de controlar lesmas e caracóis na nossa horta como forma a salvaguardar as nossas colheitas.

 

 

1 – Cinzas

As cinzas de madeira para além de ser um excelente adubo orgânica rico em minerais onde facilmente cálcio, magnésio e fósforo que são imprescindíveis para a boa saúde das nossas plantas, são também um excelente repelente de lesmas e caracóis para as nossas plantas.

Para melhor eficiência, espalhe as cinzas pelo meios das plantas. No caso de não ser possível espalhar pelo meio das plantas, crie uma muralha em torno da área onde se encontram as plantas semeadas ou plantadas.

cinzas

 

2 – Recipiente com Cerveja

Coloque um recipiente com cerveja enterrado de forma a que fique ao nível da terra. O caracol e lesmas são atraídos pelo odor de esmalte contido na cerveja e acabam por se afogar.

Um excelente armadilha, é composta por uma garrafa com dois orifícios como kmostra na imagem seguinte:

armadilha caracois

 

 

3 – Barreira de Fita de Cobre

Os caracóis e lesmas não gostam muito do contacto com este metal devido à presença de sulfato de cobre. Crie um perímetro de segurança em torno das suas áreas plantadas recorrendo a fita de cobre que pode comprar em qualquer drogaria ou casas de produtos agrícolas.

O mais importante é ser cobrte, caso não consiga encontrar a fita de cobre, use outros objectos que contenham cobre como: Cabos eléctricos, tubos etc.

b57d7ecf9ed610ded778375f01e17a38

 

 

6 – Casca de Ovo Ralada

Aproveite as cascas de ovo que utiliza em casa! Rele a casca e espalhe junto aos pés das plantas. A casca de ovo tem rebordos afiados que são odiadas por lesmas e caracóis.

casca de ovo

 

5 – Ferramol

O ferramol é um granulado moluscicida autorizado em agricultura orgânica. Este granulado é composto essencialmente por fosfato férrico que fica presente no solo e com a sua dissolução, acaba por servir de adubo para a horta, visto que tanto o fosfato como o ferro são nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas.

ferramol

Comentários Facebook
3 votes

1 comment

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *