Como semear / plantar orégãos

Uma das ervas aromáticas mais usadas como condimento na cozinha é o oregão, uma planta de origem mediterrânea. Em qualquer estabelecimento podemos encontrar as suas folhas já secas e prontas para temperar qualquer prato, mas sempre será muito mais saboroso se cultivarmos nós mesmos. O orégão é uma planta muito resistente, por isso não será difícil para você cuidar dela para que ele cresça forte e saudável. Neste artigo, explicamos detalhadamente como cultivar orégãos para que você também possa apreciá-lo em casa da forma mais fresca e saudável.

 

Primeiro, você deve saber que o oregão é uma planta muito resistente, por isso ele se adapta facilmente a qualquer terreno.Pode ser cultivado em vasos, na sua horta ou jardim.

Para cultivar orégãos, podemos escolher entre fazê-lo através de sementes ou através de mudas  que adquiriremos em hortos, viveiros ou centros de jardinagem. Uma vez que nossos orégãos cresçam, podemos reproduzi-lo através da própria planta.

Será necessário plantar o orégão ou colocar o vaso em um local ensolarado, onde receba a luz do sol, embora também possa crescer em um local semi-sombrio. O plantio pode ser feito durante o outono ou a primavera.

Quanto ao clima e temperaturas, você não deve se preocupar, pois é um arbusto com muita resistência. Suporta altas temperaturas bem como ambientes congelados e frios.

Uma das coisas mais importantes para a planta do orégão é um solo bem drenado ou, no caso de plantá-lo em vasos, um bom sistema de drenagem. Será essencial que a água da rega não encharque o substrato, caso contrário a planta de orégão morrerá.

Não é recomendado fertilizar a terra onde você cultiva orégãos,  recomenda-se um solo pobre e pedregoso. Se você plantar num vaso, será melhor combinar areia, composto e terra em partes iguais.

Como ressaltamos, a irrigação deve ser moderada e sempre tentando que o solo não fique encharcado. Durante o verão e as estações mais secas, será necessário aumentar a irrigação, mas nunca muito abundante.

Quanto à colheita do orégão para ser utilizado na cozinha ou como planta medicinal, para utilizá-lo fresco, as hastes devem ser cortadas a uma distância considerável do solo, uma vez que são grandes o suficiente. Se quiser secar os orégãos, eles devem ser colhidos antes da floração e deixados em local ventilado a secar.

1 vote

Comments

comments