Como Plantar Tomates

Como Plantar Tomates

 

O tomate dispensa apresentações, ele está presente em quase todos os pratos confeccionados ao redor do mundo, em alguns de forma mais significativa que em outros mas, quase nenhum prato apetitoso dispensa o uso deste legume. Em Portugal é muito utilizado em saladas.

 

O tomate é plantado de meio de Março a fins de abril no hemisfério norte. O toateiro é um pouco melindroso e exige algumas condições para produzir fruto de qualidade. O tomate necessita de um solo ligeiramente húmido, solo bem drenada, bem nutrido e um ph balanceado entre os 6 e os 7.5. O planteio do tomateiro deve ser efectuado de preferência na segunda metade do quarto crescente, isto é em fase de lua quarto crescente após a meia lua até 2 dias antes de lua cheia.

 

O que vai necessitar:

  • Enxada
  • Calcário dolomítico (opcional, só em caso de precisar de balancear o ph do solo)
  • Húmus ou estrume
  • Regador
  • Balde
  • Mudas de tomateiros

 

Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente que conseguir, depois espalhe o calcário dolomítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário, abra um rego de 15 cm a 20 cm de profundidade, coloque bastante húmus ou estrume no fundo do rego, abra outro rego em que o centro deste se dista uns 50 cm do centro do anterior e utilize a terra para cobrir o húmus que colocou no rego anterior. Coloque os tomateiros no rego que acabou de cobrir com distância de 50 cm entre pés de forma a que as folhas da planta não fiquem a tocar no solo, salvo risco de serem queimados pelo sol durante os os primeiros dias de transplantação. Repita o processo de forma a que fique com dois regos paralelos um ao outro, como forma a facilitar a implementação do sistema vertical de suporte aos tomateiros durante o crescimento e produção.

 

tomateiros

 

Como já falamos acima o tomateira, requer o solo constantemente húmido (ligeiramente). Lembre-se que encharcar o solo ou privar os tomateiros de rega por longos períodos de tempo, pode comprometer a sua colheita.

 

Assim que os tomateiros estejam pegados, crie o sistema vertical que vai permitir que os seus tomateiros encontrem um apoio para o crescimentos vertical. Normalmente utilizam-se estacas de madeira interligadas de forma a criar um sistema mais robusto.

Exemplo de estacamento de tomates:

estacas

Durante a fase de florescimento, caso queira tomates de maior porte tem de proceder à capação, ou seja, à remoção dos ramos mais pequenos e mais frágeis para dar que a planta dê mais nutrientes aos mais fortes. (futuramente um vídeo exemplificativo)

 

A colheita da produção é faseada, e, dependendo da variedade, as primeiras ocorrem de 60 a 90 dias após o plantio.

 

Boas colheitas

 

 

Comentários Facebook
3 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *