Como Plantar Repolho

repolho-repolho

O repolho é um legume excelente para utilizar na confecção de sopas e saladas em crú.

 

O repolho é um legume bastante resistente e que dá para produzir no hemisfério norte quase durante todo o ano, pois algumas variedades suportam temperaturas negativa, contudo existem duas épocas mais propícia ao planteio. A 1ª vai de fevereiro a abril e a 2ª de agosto a outubro. O repolho gosta se solos com bastante humidade mas com boa drenagem, não gostam de estar ensopados em água. Para além disso, gostam de terra bastante estrumado e rica em nutrientes mas sem exagero de nitrogénio, um ph do solo situado entre 6 e 7,5 seria o ideal. Se possível plante o repolho na fase de lua cheia.

 

O que vai precisar:

  • Enxada
  • Calcário dolomítico (evita futuras pragas e evita problemas de desenvolvimento das couves)
  • Húmus ou estrume
  • Regador
  • Balde
  • Remédio de escaravelho
  • Mudas de repolho

 

Se a sua horta não for para levar o biológico à risca, recomendo a que coloque uma rolha de remédio de escaravelho em 2 litro de água e mergulhe as raízes da tronchuda no líquido enquanto prepara a terra. Com isto vai evitar a irremediável hérnia das crucíferas ou vulgarmente conhecida por “porreca”.

 

Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente possível, de seguida espalhe o calcário dolmítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário. Abra um rego com 15cm de profundidade, coloque um pouco de húmus ou estrume no fundo do rego e coloque os pés de repolho  com espaçamentos de 40 cm, abra outro rego e utilize a terra para cobrir as raízes dos repolhos colocadas no rego anterior. No final de cada rego proceda a uma rega intensa das repolhos acabadas de plantar fazendo recurso a um regador.

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *