Como eliminar o piolho / pulgão de forma biológica da sua horta e plantas

eliminar piolhos da horta

 

Pois bem, estamos em maio e quase toda a gente se depara com um problema muito comum na agricultura nesta época.

 

A chegada do calor e a época de florescimento das plantas acaba por atrair o piolho / pulgão entre outro insectos e pestes prejudiciais ao correcto desenvolvimento de plantas e frutos.

 

Por isso, vamos deixar já de seguida 3 fórmulas biológicas relativamente eficazes no que toca a eliminar e repelir o piolho.

 

Se a sua horta ainda não foi afectada pelo piolho, pode sempre utilizar métodos preventivos como por exemplo a utilização de plantas conhecidas como repelentes de pragas como: alho, cavalinha, salsa, menta, cidreira etc.

Coloque alguma das plantas pelo meio das suas culturas para ajudar a prevenir o aparecimento das pragas.

 

Em caso das suas plantas já estarem infectadas com o piolhos, larvas etc

 

1 – Cebola e alho

Ferva 5 dentes de alho e meia cebola em 1 litro de água por aproximadamente 10 minutos. Deixe a liquido arrefecer e pode pulverizar as plantas afectadas.

 

 

2 – Urtigas

Recolha cerca de 200gr de urtigas e coloque dentro de um recipiente com 10l de água. Deixe as urtigas de molho por 5 dias. Após o quinto dia pode coar as urtigas e pulverizar as plantas afectadas com o líquido.

 

3 – Sabão e Azeite

Este quando bem aplicado, é sem sombra de dúvidas o método mais eficiente no combate a várias pragas, nomeadamente o piolho, larvas, mosca branca etc.

Vai precisar de:

  • 10l de água
  • 200gr de sabão de potassa ( ou vulgarmente conhecido como sabão azul )
  • 100ml de azeite de oliva ou oleo de neem

Se o sabão for sólido, ferva 1 litro de água e de seguida, dissolva bem dissolvido o sabão na água, depois adicione os restantes 9l de água e os 100ml de azeite de oliva ou oleo de neem e mexa tudo bem mexido.

 

Deixe arrefecer o pulverize as plantas e folhas afectadas com a mistura ( tente pulverizar só as folhas ou caules afectados pelas pragas ) . Recomendo a que pulverize uma vez por semana.

 

PS. Os frutos, legumes ou hortaliças podem ser consumidos de imediato, sendo só necessária uma boa lavagem para retirada dos resíduos do sabão.

 

Bons cultivos e postem nos comentários os vossos resultados.

Comentários Facebook
15 votes

16 comments

    • Viva José. Peça borras de café num café próximo de si e espalhe nas zonas afectadas pelas formigas. Elas detestam o cheiro a café. Cumprimentos

    • Bom dia. A formiga nao causa o piolho mas são as consquencias da existencia do piolho e ajudam ao alastramento do piolho. Isto porque os dejectos do piolhos é uma substancia adocicada que atrai a formiga. Elimine o piolho que a formiga desaparece por falta de açucar.

  1. para pulgão principalmente. ponha filtros usados de cigarros num balde com água e borrife as plantas,dá bom resultado em roseiras.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *