6 tipos de plantas que o auxiliam no controle de pestes na horta

Quando falamos em agricultura sustentável e biológica, todos sabemos do benefício da presença de flores e ervas aromáticas no meio da horta.

 

E porque estamos no inicio de mais uma época de produção, é hora de começar a escolher as plantas que serão nossas aliadas de no combate a peste e pragas deste ano.

 

Hoje vamos ver 5 tipos de flores que o vão auxiliar a repelir e manter bem longe algumas das pestes mais conhecidas.

 

Leia também: Como atrair joaninhas e outro insectos para combater pragas na sua horta

 

 

1 – Borragem

borragem

 

Esta planta aromática muito utilizada em chás é um excelente repelente de lagartas e outros vermes das hortaliças.

 

2 – Crisântemos

crisantemos-de-cores

 

Os crisântemos contém um químico natural chamado de piretrina que é tóxico para os insectos mas inofensivo para humanos e animais. Para além disso, pode também fazer chã das flores coloridas para utilizar contra infestação de  nemátodos nas raízes (comum nas hortaliças como penca e repolho) e para repelir o besouro japonês.

 

 

3 – Trevo

trevo

 

O trevo é conhecido como um excelente acolchoado para plantações na horta. Utilize-o no meio dos repolhos para prevenir a lagarta e os pulgões.

 

 

4 – Lavanda

lavanda

 

A lavanda não só repele pragas no seu jardim como também dá um aroma celestial ao local. É usado para repelir a maioria dos insectos que você deseja manter fora da horta, particularmente pulgões, mariposas e mosquitos.

 

 

5 – Calêndula

french marigolds

 

O calêndula é provavelmente a planta mais conhecida para repelir insectos. Os variedade “french marigold”  repelem moscas brancas e matam nemátodos ruins. As flores de Marigold vêm em variedades perfumadas e sem perfume, com as perfumadas a serem as mais utilizadas para afastar pragas.

 

 

6 – Girassol 

girassol

 

O girassol é provavelmente a maior flor que terá na sua horta. É sem dúvida uma excelente atracção para insectos polinizadores benéficos para a horta. Diz-se que têm uma capacidade fantástica de manter os pulgões longe das outras plantas.

 

 

Se tiver dicas deixe nos comentários.

 

Bons cultivos

Comentários Facebook
3 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.