Semear e Plantar Couve-Flor de forma Orgânica

Cultivo da couve-flor em modo orgânico. A couve-flor, brassica oleracea, é uma hortaliça de flôr com um tronco que pode superar os 60 cm de altitude.

A couve-flor é um vegetal hortícola que pertence à família botânica das crucíferas, como a rúcula, o rabanete ou agrião. É um vegetal do qual existem muitas variedades que se podem cultivar e deliciar durante praticamente todo o ano.

As propriedades da couve-flor são excelente para a nossa saúde: é uma hortaliça rica em vitamina C, em fibras e para além disso podemos cozinhá-las de mil e uma forma porque existem inúmeras receitas para cozinhas couve-flor. Nada melhor de que poder deliciar couve-flor orgânica produzida de forma orgânica por nós mesmos.

 

Apesar de as brancas serem mais comuns, existem variedades de outras cores:

 

is-colored-cauliflower-healthier

 

A sementeira começa no final do inverno e o transplante pode ser feito de março a junho.

 

O que vai precisar:

  • Enxada
  • Calcário dolomítico (evita futuras pragas e evita problemas de desenvolvimento das couves)
  • Húmus ou estrume
  • Regador
  • Balde
  • Remédio de escaravelho
  • Mudas de repolho

 

Se a sua horta não for para levar o biológico à risca, recomendo a que coloque uma rolha de remédio de escaravelho em 2 litro de água e mergulhe as raízes da couve-flor no líquido enquanto prepara a terra. Com isto vai evitar a irremediável hérnia das crucíferas ou vulgarmente conhecida por “porreca”.

 

Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente possível, de seguida espalhe o calcário dolmítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário. Abra um rego com 15cm de profundidade, coloque um pouco de húmus ou estrume no fundo do rego e coloque os pés de repolho  com espaçamentos de 40 cm, abra outro rego e utilize a terra para cobrir as raízes das couve-flor colocadas no rego anterior. No final de cada rego proceda a uma rega intensa das couve-flor acabadas de plantar fazendo recurso a um regador.

 

A couve-flor cresce bem em ambientes de semi-sombra com temperaturas que rondem os 15ºC e os 28ºC. Gosta de bastante água de preferência regada pelo pé, contudo não tolera um solo constantemente encharcado portanto, regue bem mas, certifique que o solo tem boa drenagem.

 

As principais pragas são: O piolho, a mosca branca, as lesmas, os caracóis e as lagartas. Além disso podem também ser afectadas pelo míldio e pelas hérnias das crucíferas ou vulgarmente conhecidas por “porreca”.

 

A colheita ocorre entre o 4 e o 6 mês após o plantio.

 

Bons cultivos

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *