Rotação de Culturas na Horta para uma Horta mais Saudável e Produtiva

Cultivar a mesma família de plantas no mesmo local por muitos anos seguidos, provoca um esgotamento de certos nutrientes do solo. Uma horta inspirada no modelo de rotação de culturas retribui de forma natural vários nutrientes ao solo, especialmente o nitrogénio.

Outras razões para as culturas rotativas são: prevenir a erosão e a compactação do solo, evitando a progressão de agentes patogénicos e pragas que ocorrem quando uma espécie é cultivada continuamente no mesmo local.

Terras plantadas com plantas que absorvem muitos nutrientes do solo como o Repolho, Couve-flor, Couve Bruxelas e Brócolos, devem ser cultivadas de seguida com plantas leves, como vegetais de raízes, ou vegetais que fixam nitrogénio, como ervilhas e feijões.

 

Como fazer uma correcta rotação de culturas na sua horta?

Primeiro vamos dividir os vegetais em quatro famílias:

1  – Leguminosas

2 – Folhas e Frutos

3 – Aliáceas

4 – Raízes

rotacao de culturas

 

Se tiver terreno que chegue e sobre para as sua necessidades de cultivo, divida o terreno em cinco parcelas, onde uma das parcelas passará a cada cinco anos um ano sem ser cultivado para descanso e reposição de nutrientes. Caso tenha pouco terreno, divida o terreno em quatro parcelas e faça rotatividade de culturas todos os anos.

 

No primeiro ano plante as suas fracções segundo este esquema:

sem-titulo-1

 

No segundo ano faça uma rotação total e ordenada dos seu cultivos que seria então:

1ª parcela – Sem produção

2ª parcela – Leguminosas

3ª parcela – Folhas e Frutos

4ª parcela – Aliáceas

5ª parcela – Raízes

 

E assim sucessivamente. Recomendo a que crie um pequeno caderno de cultivo para tomar notas das produções de cada ano, para que a rotação nunca falhe.

 

Relembro que cada parcela deve ser tratada naturalmente como fazia antes da rotação dos cultivos. Utilize o seu composto e fertilizantes orgânicos como até aqui.

 

Experimente e partilhe os resultados

 

Bons cultivos

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *