A Influência da Lua na Agricultura

fases da lua na agricultura

A crença de que a lua interfere directamente no desenvolvimentos de sementes e plantas é uma crença que remonta aos tempos ancestrais. Muitos povos ao redor do mundo, ainda hoje, plantam e semeia as suas culturas respeitando estreitamente os fases da lua e as suas virtudes.

 

Segundo se crê, e, como podemos ver abaixo, as sementeiras e plantio devem respeitar as fases da lua da seguinte forma:

 

Primeiro Quarto ( 2º Dia Após Lua Nova até Meia Lua )

Fase da lua em que a seiva se encontra mais activa no caule, nos ramos e nas folhas. Esta fase é ideal para se semear e plantar tudo o que produza folhas acima do solo sem sementes no interior tipo: repolho, nabiça, nabiça couve, outras couves variadas, alface, espinafres etc.

 

Segundo Quarto ( De Meia Lua Até 2 Dias Antes de Lua Cheia )

Fase da lua em que a seiva está mais activa nos extremos dos frutos e plantas. Esta é uma boa fase para semear frutos e plantas que cresçam acima do solo e que produzam sementes tais como: tomates, pepinos, feijões, favas, ervilhas etc

 

Lua Cheia

Nesta fase a seiva das plantas encontra-se com maior abundância nos rebentos e nas folhas das plantas. esta é uma excelente fase para colheita de frutos e legumes pois vão ser mais suculentos. Evitar plantar e semear na horta.

 

Terceiro Quarto (Do 2º Dia após Lua Cheia a Meia Lua)

Nesta fase a seiva das plantas está em fase descendente e concentra-se maioritariamente nas raízes das plantas. Esta é uma boa fase para semear ou plantar legumes ou vegetais que cresçam para baixo do solo como: cenouras, alhos, beterrabas, batatas etc. Boa altura para fazer as podas.

 

Quarto Quarto ( De Meia Lua a Lua Nova)

Assim como em lua nova, não se deve semear ou plantar nesta fase. Dedique algum do seu tempo a tratar os problemas e pragas da sua horta. Pode também aproveitar esta fase para preparar as terras para novas sementeiras ou plantio.

 

Lua Nova : Dada que nesta altura a seiva das plantas se concentra maioritariamente no caule, é desaconselhado que se semeie ou plante alguma coisa nesta fase da lua. Segundo as crenças, plantas semeadas e plantadas nesta fase da lua, são mais frágeis e vulneráveis às pragas, vão ter ramos e folhas vistosos mas vão produzir pouco.

 

Apesar de não haver provas científicas oficialmente comprovadas da influência da lua na agricultura, vários agricultores Americanos conseguiram optimizar e aumentar as suas produções depois de começarem a respeitar as fases da lua. Também algumas conceituadas universidades norte americanas como a Wichita State University e Tulane University descobriram que de facto a lua pode mesmo ter interferências na agricultura.

 

Boas Colheitas

Comentários Facebook
3 votes

1 comment

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *