Identificar e Tratar Pragas e Doenças das Plantas em Hortas Biológicas

Vamos ver abaixo como identificar e tratar ecologicamente as pragas e doenças mais comuns das plantas da sua horta biológica.

 

 

1 – Míldio

O míldio é um praga fácil de reconhecer. Ele ataca o caule, as folhas, flores, fruto das plantas e  o principal sintoma é o aparecimento de umas manchas brancas empoeiradas nas folhas da que acabam por enfraquecer a planta e estragar a produção.

 

mildio

O excesso de rega ou a seca extrema, são as principais causas do aparecimento do míldio.

 

Se for detectado atempadamente é recomendável que se removam as folhas com o mildio e que se aplique pulverização de alho, pulverização de chorume de urtigas ou pulverização de leite. Pode encontrar as receitas aqui!

Além disso, semear manjerico nos canteiros da sua horta vai ajudar a evitar o parecimento do míldio.

 

 

2 – Lagarta

Os principais sintomas de infestação de lagartas é o aparecimento dos rebordos das folhas das plantas “ratados”.

lagarta

Como as lagartas têm uma actividade quase exclusivamente nocturna, caso a infestação não seja muito grande ainda, experimente deslocar-se à horta depois do sol posto e remova as lagartas manualmente com recurso a uma lanterna.

Uma pulverização de infusão de cebola também pode ajudar a repelir a lagarta.

 

 

3 – Mosca Branca

A mosca branca pode ser detectada visualmente, normalmente alojam-se em colónias na parte inferior das folhas das plantas onde também depositam os seus ovos. Devido ao se alimentarem dos nutrientes das folhas, originam o amarelecimento e que das mesmas.

 

mosca branca

 

Pulverizar com chromune de urtigaou infusão de alho ajuda a repelir a mosca branca da sua cultura.

 

 

4 – Aranha vermelha

A aranha roxa é um parasita minúsculo extremamente difícil de detetar a olho nu. Vivem em numerosos núcleos nas duas faces das folhas das plantas.

O principal sintoma da presença desta praga, são pequenas manchas verde claro nas folhas que acabam por amarelecer e cair retardando assim o crescimento da planta. Pode também encontrar pequenas teias nas folhas.

aranha vermelha

 

Uma vez que as aranhas gostam de ambientes secos e detestam ambiente húmidos, regar as plantas afetadas, ajuda a repelir a praga.

Podemos eliminar facilmente esta praga com a calda de potassa.

 

 

5 – Ferrugem das Plantas

A podridão das plantas é provocada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e é facilmente identificada por pequenas verrugas nas folhas que amarelecem, ficando castanho (podre) com o tempo o que pode originar orifícios nas folhas.

 

ferrugem plantas

 

Aplique a infusão de alho ou chorume de urtigas pela manhã três vezes por semana para ajudar a controlar e eliminar o fungo.

Comentários Facebook
2 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *