Hortas Comunitárias Urbanas Estão a Aumentar Exponencialmente

hortas comunitárias

 

As hortas comunitárias em casas, escolas, empresas e bairros estão a aumentar exponencialmente em todas as cidades do mundo.

 

Produzir alimentos dentro das cidades implica muito mais que ter acesso a alimentos saudáveis, ricos e naturais, pois também transforma as pessoas que participam no cultivo e na sua preparação. Grandes cidades como Nova York, Madrid, Chicago, Barcelona entre muitas outras, promovem e multiplicam hortas de uso comunitário em todos os terrenos sem utilização.

hortas comunitárias chicago

 

As hortas comunitárias são um instrumento inovador de sustentabilidade urbana, já que os seus benefícios são múltiplos e transversais: melhoram as paisagens, geram novos vínculos entre vizinhos, fortalecem a identidade e vínculos com os bairros, fortalecem valores das pessoas que participam como: responsabilidade, solidariedade, cooperação, perseverança, compromisso e respeito.

 

 

huerto-urbano-barcelona-jardinitis-sant-pau-del-camp

 

Mesmo assim, o cultivo urbano é um grande recurso para que os habitantes das cidades possam viver experiências de ambientes naturais e rurais, entender as relações que têm com ele, e por em prática atitudes e hábitos de cuidado e responsabilidade ambiental.  Por isso, mais que uma tendência, a cultura de produção de alimentos nas cidades é uma necessidade, que todos nos devemos propor a experimentar e comprovar.

 

Horta comunitaria em hong kong

 

A importância de desenvolver e participar em hortas comunitárias:

 

 

1 – Auto abastecimento de alimentos: Ter uma horta é uma maneira de obter frescos de qualidade e variedade. A horta pode também servir para obter um retorno financeiro extra para as famílias.

 

2 – Alimentação saudável: A horta convida a incorporar costumes mais saudáveis e alimentações melhores. A ter consciência dos nutrientes que consumimos, a deixar de utilizar químicos como herbicidas, insecticidas e fertilizantes cuidando assim melhor da nossa saúde e da saúde da nossa família. Ainda mais, ao obter conhecimento da quantidade de recursos naturais que utiliza cada cultivo para o seu crescimento, o tempo e esforço que requerem para crescer, adquirimos mais consciência e valorização de cada alimento. A horta pode melhorar a qualidade física e psicológica dos horticultores.

 

hong-kong1

 

3 – Cuidar do Ambiente:

  • Construir espaços para hortas é uma forma de criar novos espaços verdes, cuidados e valorizados pelos horticultores e vizinhos.
  • As hortas favorecem a biodiversidade do ecossistema onde se instala, já que nela começam a viver diversas espécies de aves e insectos.
  • A produção orgânica de alimentos não utilizam pesticidas nem fertilizantes químicos. Estes contaminam a terra e emitem gases com efeito estufa que contribuem para as alterações climáticas.
  • Os produtos das hortas comunitárias evitam emissões de carbono, já que se evitam os transportes de longas distâncias, o uso de sacas e embalagens de plástico etc.

 

 

E você conhece alguma horta comunitária perto de si?

Gostava de ter e participar num protejo de horta comunitária na sua cidade?

Comentários Facebook
2 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *