Excesso de água da chuva na horta e jardim! O que fazer?

chuva1

Se tem uma horta ou jardim, nesta altura do ano pode acontecer de ter de enfrentar o problema de excesso de água nas culturas provocada pelo excesso de chuva.

 

As chuvas, em especial se forem fortes ou repetitivas em pouco tempo pode causar danos às plantas e culturas especialmente em dois aspectos:

  • A água arrasta os nutrientes e assim provoca o empobrecimento do solo porque reduz a sua fertilidade e também pode moficiar o pH podendo aumentar a sua acidez (este fenómeno é conhecido como lixiviação).
  • Quando a quantidade de chuva provoca uma exaustão das drenagem dos solos e as respectivas cheias provocam asfixia das plantas e apodrecimento das raízes.

Apesar do problema, lembre-se que se tiver oportunidade e condições, pode armazenar alguma dessa água para regas nos meses futuros de maior calor.

 

Consequências do excesso de água nas plantações

As folhas das plantas podem ficar vermelhas, amarelas ou laranja e cair, e se não se tomarem medidas, podem ocasionalmente morrer.

Outra consequência muito comum do excesso de água acumulada nas terras é a asfixia radicular. As plantas obtêm o oxigénio e outros através das suas folhas e raízes, então se o espaço que rodeia as raízes das plantas estiver inundado de água, desencadeia uma morte lenta por mal-nutrição e asfixia.

Portanto, esteja atento aos sintomas descritos a cima e se encontrar algum deles na sua horta nesta época, pode estar perante um problema grave de excesso de água nas suas terras.

Relembramos que o excesso e presença constante de humidade no solo são as condições ideais para a proliferação de fungos prejudiciais às culturas, sendo um ambiente susceptível ao aparecimento de doenças comuns como o míldio, oídio etc.

 

Que fazer? Soluções para o excesso de água pelas chuvas

A melhor medida que pode tomar em quase todos os casos é a prevenção. Hoje em dia é possível saber com alguma exactidão a previsão do tempo para as próximas semanas e saber se há previsão de chuvas intensas nesse período.

 

O primeiro aspecto, e, se o terreno o permitir, é cultivar e planear a sua horta com canais de drenagem em pontos menos elevados do terreno para fazer com que as águas em excesso fluam até esses canais para que a maior quantidade seja drenada com facilidade.

 

Pode também utilizar plásticos biodegradáveis ou outros materiais mais ecológicos para cobrir e oferecer alguma protecção às suas plantas.

 

chuva

 

Alguns dos materiais utilizados no acolchoamento das culturas são bastante absorventes e podem também eles ajudar neste domínio.

 

Tenha atenção que algumas das medidas acima podem também criar “efeito estufa” ajudam a lidar com o excesso de água, mas também ajudam a preservar a humidade depois de vir o sol, portanto logo que as chuvas parem, o vento sopre e o sol apareça, retire os acolchoamentos e coberturas temporariamente para permitir uma melhor evaporação da humidade. Reponha os acolchoamentos logo que a situação esteja normalizada.

 

Bons cultivos

 

 

 

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *