Dicas Para Reutilizar as Borras do Café na Sua Horta Biológica

cafe agricultura biologica

 

Qual de nós não gosta de um cafézinho após as refeições ou até mesmo ao pequeno almoço?

O que tem feito às borras do café que toma e casa?

Sabia que o café é um excelente aliado da agricultura biológica?

Desde adubo líquido a fertilizante sólido ou até mesmo fungicida!

 

Veja as dicas para reutilizar as borras do seu café!

Se frequenta algum café (bar), pode também pedir ao dono que lhe ceda as borras resultantes da sua atividade pois, na maioria dos casos são deitadas ao lixo.

 

1 – Adubo ecológico

Liquido:  Coloque as borras de café em um recipiente (250 gr para 10 l de água), junte a água, mexa e deixe repousar por 24 horas, após esse tempo, coe a mistura e pulverize ou regue as plantas com a mesma.

 

Semi-sólido: Misture as borras do café com um pouco de água até formar uma pasta e espalhe pelo solo onde as suas plantas estão plantadas. Faça esta adubação biológica uma vez a cada duas semanas. Por ser bastante rico em nitrogénio e outros nutrientes o café vai dar uma importante contribuição ao crescimento, floração e frutificação das suas plantas.

 

 

2 – Fungicida 

Deixe secar bem ao sol a borra ou mesmo o grão do café. Após a secagem, espalhe junto ao pé da planta(s)! Por ser um excelente absorvedor de humidade, e, essa uma causadora nata de fungos prejudiciais às mesmas, o café vai ajudar a eliminar os fungos prejudiciais mais comuns.

 

 

3 – Vermicultura

A borra de café, adicionada em quantidades moderadas à sua caixa de vermicultura, será uma suculenta iguaria rica em nitrogénio para as suas minhocas. Elas vão adorar!

 

 

4 – Compostagem

Adicionar grãos ou borras de café de forma moderada ao seu sistema biológico de biocompostagem, vai enriquecer o teor de nutrientes do seu húmus final, para além de contribuir para um odor mais equilibrado do seu biocompostor.

 

 

5 – Mantenhas longe as lesmas e caracóis

O café é um excelente aliado para manter algumas pragas longe das suas plantas, especialmente as que se movem pelo solo como: formigas, lesmas e caracóis. O odor do café, aliado à capacidade de se fixar na pele das lesmas e caracóis, vão manter estas pequenas pragas longe das suas culturas.

 

 

6 – Mantenha os gatos e cães longe das suas culturas

Por norma, e, neste caso maioritariamente os gatos, gostam de ir até à nossa horta fazer dela uma latrina, por vezes acabam sem intenção danificando as nossas plantas! Espalhe grãos de café e pequenos pedaços de casca de laranja pelo para manter longe estes animais de estimação.

 

Boa culturas!

Comentários Facebook
5 votes

3 comments

  1. Acho as dicas , muito úteis , para aplicação em agricultura biológica . Devemos preservar a saúde da humanidade , com as boas práticas culturais. O país precisa de sensibilizar o ser humano , para os benefícios desta prática e economia de recursos gastos em medicamentos , que se poderiam evitar .

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *