Como Semear Salsa

b13e3511e347eaf43e0e5acdc009f6f0

A salsa é das ervas aromáticas mais utilizadas na gastronomia mundial.

 

Para se cultivar a salsa de forma correcta e eficaz será necessário respeitar alguns critérios chave: Clima com temperaturas entre os 5Cº e os 30Cº, terra com ph entre os 6 e 7.5 e alguma água. A salsa é cultivada no hemisfério norte entre os meses de fevereiro e agosto e preferencialmente na lua quarto crescente.

 

O que vai precisar para semear o seu canteiro de salsa:

  • Enxada
  • Engaço
  • Regador
  • Balde
  • Sementes de cenoura
  • Cálcário delomítico (para equilibrar o ph da terra e evitar pragas da planta)
  • Húmus ou estrume de galinha ou codorniz.

 

Delineie o terreno onde vai fazer a sementeira da salsa, cabe bem a terra, espalhe o estrume e o calcário dolomítico sobre a zona da sementeira, dê mais uma cavadela superficial como forma a misturar os dois componentes com a terra, aplane ao máximo a superfície, misture as sementes com um pouco de terra dentro de um balde e com a mão espalhe de forma ampla pela área de cultivo, pegue novamente no engaço e de forma mais superficial, faça com que as sementes de salsa fiquem cobertas com até 1cm de terra. Para finalizar regue bem a margem fazendo recurso a um regador.

 

A salsa tem um germinação bastante demorada e é perfeitamente natural que demore cerca de 25 a 30 dias para germinar.

 

A colheita começa normalmente 15 dias após a germinação. A colheita deve ser pelo método de cortar as hastes maiores dos pés da planta como forma a dar oportunidade às hastes menores de se desenvolver . Lembre-se que não será correcto arrancar a planta pela raiz.

 

Boas colheitas

Comentários Facebook
2 votes

1 comment

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *