Como semear / plantar tomilho

O tomilho é uma planta aromática amplamente utilizada na cozinha e como um remédio natural para  diversas doenças. Este arbusto é também conhecido como tomilho, arçã, arçanha, erva-urso, poejo, segurelha, timo, tomilho-de-inverno, tomilho-de-jardim, tomilho-ordinário, tomilho-vulgar e cresce em locai secos e de boa exposição solar, especialmente na área do Mediterrâneo. É uma planta que podemos plantar em nossa casa, seja em vasos ou directamente no jardim. Ela cresce muito rapidamente e não precisa de muitos cuidados. Veja de seguida algumas dicas de como cultivar tomilho.

 

A melhor forma de cultivar o tomilho é através do cultivo por estaca, para isso deve conseguir uma haste de tomilho numa planta já adulta. Pode sempre comprar já em vaso num horto perto de si.

 

Encha um vaso com substrato para plantas e um bom sistema de drenagem para evitar que o solo fique encharcado com a rega.

Coloque as hastes de tomilho no substrato do vaso com a ajuda de uma pá de jardinagem.

Coloque o vaso em um lugar onde ela receba o máximo de luz solar possível.

Você também pode plantar tomilho como um arbusto no jardim, pois esta planta aromática se adapta muito bem.

Você deve plantar o tomilho em um solo preferencialmente seco e uma área onde a luz do sol dê a maior parte do dia.

Em climas frios, você deve proteger esta planta aromática da geada, já que ela vem de áreas quentes e não tolera muito bem o excesso de frio.

As regas desta planta devem ser escassas, já que o excesso de humidade prejudica-a.

Quanto ao fertilizante, o tomilho não requer nenhuma fertilização especial.

 

0 votes

Comments

comments