Como semear / plantar salsa

A salsa é uma erva aromática amplamente utilizada na cozinha e, embora seja fácil encontrá-la em lojas e supermercados, nada melhor do que cultivá-la e ter sempre em casa fresca e livre de agro-químicos? A salsa cultivada por nós terá mais sabor do que a comprada, porque podemos cortá-la quando precisarmos, e ela não vai  ter tempo de se estragar no frigorífico.

Com um vaso, um pouco de terra, algumas sementes, um rega frequente e uma boa dose de sol, podemos cultivar a salsa com rapidez e facilidade. Para que você também possa desfrutar de salsa caseira,  vamos dar algumas dicas de como semear e cultivar a sua salsa.

 

O que vai precisar:

  • Sementes de salsa
  • Terra
  • Substrato
  • Vaso
  • Água

 

Encontre um local para a sua planta de salsa com muita luz, onde dê luz do sol entre quatro e seis horas por dia. Por exemplo, se você tiver uma varanda ou terraço, pode ser uma boa escolha ou, se você optar por a ter dentro de casa, certifique-se de que é um lugar com muita luz.

 

Encha um vaso com solo substrato vegetal e introduza as sementes de salsa. Qualquer época do ano é boa para a sementeira, embora seja melhor evitar os dias de calor ou frio excessivo.

A germinação da salsa é muito lenta, por isso não se surpreenda se parecer que nada cresce no seu vaso. Pode levar até um mês para as plantas de salsa germinarem.

 

Devemos regar o vaso  da salsa com frequência, mas prestando atenção para que não fique encharcado, pois pode apodrecer ou criar fungos. É por isso conveniente regar com frequência, mas em pequenas quantidades.

 

A fim de conseguir uma boa produção não se deve permitir que as flores floresçam. Você deve cortá-las quando elas começarem a aparecer. Após uma no de colheita, e, se quiser criar um novo vaso de salsa, deixe a planta florescer, coloque outro vaso só com terra e substrato vegetal e deixe que as sementes caiam no novo vaso. Assim terá  interminavelmente salsa fresca e saborosa em casa.

 

No caso de você viver numa região com clima frio, você deve tentar não deixar cair as geadas em suas plantas de salsa ou que as baixas temperaturas as afectem directamente, já que elas não toleram bem o frio.

 

Para começar a colher salsa, as culturas de inverno devem passar cerca de 3 meses e no verão, cerca de 2 meses. Embora possamos cortar as hastes de salsa que precisamos ao longo do dia, é aconselhável colhe-las de manhã antes que a planta comece a sentir os efeitos do calor.

1 vote

Comments

comments