Como semear / plantar manjericão

O manjericão é uma planta aromática muito comum de cultivar em casa pois é amplamente utilizado na cozinha, por exemplo, para fazer molho pesto. Nada melhor que ter sempre à mão um manjericão fresco e saudável cultivado e tratado por nós mesmos!? É muito fácil  cultivar, só é necessário colocá-lo onde receba luz do sol directa e regá-lo com alguma frequência. Devemos ter em conta  que é uma planta anual, ou seja, deve ser plantada novamente a cada ano. Uma das formas de plantar é fazer viveiros e depois transplantá-los para um vaso.

As sementes para semear manjericão devem ser colhidas no outono, extraindo-as de uma planta adulta, e guardando-as para semear em um saco de papel ou comprando-as em um horto ou casa das sementes.

O manjericão é uma planta que não resiste a geadas ou baixas temperaturas, então a melhor época para plantá-lo será a meio da primavera. Assim, asseguraremos que o crescimento seja adequado e sempre em perfeitas condições.

O próximo passo para semear manjericão em casa é preparar a sementeira que usaremos para isso. Uma boa opção é usar um recipiente raso, com aproximadamente entre 5 e 10 cm, que você deve encher com solo fresco e fertilizante mistura na porção de 50/50.

As sementes são plantadas a uma profundidade rasa (1 cm) fazendo buracos com o dedo no solo, depositando duas ou três sementes por buraco e cuidadosamente cobrindo com o solo. Uma vez terminado este processo, você deve regar toda a sementeira com água. Deopois deve colocar de preferência em uma janela, varanda ou terraço para receber luz solar directa e deve ser regado a cada um ou dois dias.

As mudas de manjericão germinam ao final de 10 ou 15 dias após a sementeira, e você pode manter as pequenas plantas na recipiente de germinação até que elas tenham 6 folhas (cerca de 8 a 10 cm de altura). O transplante deve ser feito de manhã, antes do berçário receber o sol directo e antes de regar as plantas. Você tem que ter muito cuidado com as mudas de manjericão para não estragar as raízes. Antes do transplante, você deve ter um vaso preparado (cerca de 20 ou 30 cm de altura) com solo fertilizado, seco e não muito compactado.

Na vaso, faça um buraco com a mão ou uma pá de jardinagem, e deposite a muda, cuidando para que as raízes não se dobrem. Em seguida, adicione o solo até cobrir um pouco o caule e compacte um pouco o solo, apoiando as palmas das mãos perto do caule e pressionando suavemente.

Finalmente, toda a superfície do solo deve ser irrigada em abundância. A rega do manjericão deve ser frequente mas em pequenas quantidades, isto é, que não fique encharcado.  Depois da planta de manjericão crescida, teremos folhas frescas do começo do verão até o meio do outono, e às vezes até mais tarde.

 

Ps. Uma vez que as folhas de manjericão perdem rapidamente o seu sabor intenso e fresco, colha as folhas pouco antes da utilização. De preferência quase de forma instantânea.

 

 

1 vote

Comments

comments