Como semear / plantar hortelã

A hortelã-pimenta é uma das ervas aromáticas mais conhecidas! Usada tanto para cozinhar, para remédios naturais e muitos outros usos. É uma planta que pode ser plantada em qualquer época do ano, por isso é ideal para ter em casa. Precisa de pouco cuidado e, além disso, repele formigas, pulgões e algumas outras pragas comuns das plantas da horta. Se você também quiser desfrutar desta planta em seu maior esplendor e frescura, não pense duas vezes e descubra de seguida as melhores dicas para cultivar hortelã.

 

A maneira mais fácil e rápida de cultivar hortelã é de muda de outra planta, mas também pode ser feita por sementes de hortelã. Em climas quentes semear no final do verão e início do outono, e em climas mais frios na primavera.

A hortelã é uma planta que se desenvolve horizontalmente, por isso é recomendável plantá-la num vaso  largo e com cerca de 20 centímetros de profundidade, o que lhe vai permitir crescer. No caso de você plantá-la directamente no chão do seu jardim ou horta, é aconselhável cultivá-lo afastado de outras plantas. É preciso saber que em terrenos e climas favoráveis a hortelã pode ser uma planta bastante evasiva, portanto cultivá-la dentre de um perímetro restrito como o caso de um vaso largo, será o ideal.

No fundo do vaso, coloque algum cascalho de pedras para salvaguardar a drenagem das futuras regas e prevenir que o substrato fique encharcado.

Em seguida, encha o vaso com substrato vegetal, de preferência leve e relativamente rico em nutrientes e coloque as mudas de hortelã. Se utilizar sementes coloque três sementes em cada buraco com cerca de 1 cm de profundidade.

Embora a hortelã possa estar ao sol, ela prefere lugares sem muita exposição solar e adapta-se bem ao cultivo à sombra ou semi-sombra. Desta forma, devemos colocar o vaso em um lugar onde a hortelã recebe a luz do sol, mas com moderação.

Esta planta prefere solos um pouco húmidos, por isso vai precisar de rega regular e abundante, especialmente nas estações de crescimento (primavera e verão).

A altura da floração coincide com a chegada do verão. A hortelã deve ser colhida instantaneamente para tirar o maior proveito do seu sabor.

Cá em casa é um “must have” no caldo verde.

1 vote

Comments

comments