Como semear / plantar couve-de-bruxelas

[sgmb id=”1″]

A couve-de-bruxelas começa a ser amplamente muito utilizada na cozinha portuguesa, é rica em sais minerais, principalmente fósforo e ferro. Contém vitaminas A e C, ambas importantes para a vista e para a pele. Como tem poucas calorias, pode fazer parte das dietas de emagrecimento. Além disso, é rica em celulose, sendo recomendada para as pessoas que têm problemas intestinais. Segundo alguns estudos recentes a couve-de-bruxelas pode prevenir alguns tipos de cancro, nomeadamente, o cancro da mama.

 

A sementeira da couve-de-bruxelas deve ocorrer preferencialmente entre os meses de Março e Junho. O transplante deve ocorrer subsequentemente quando as plantas tiverem entre 4 a 5 folhas.

 

 

O que vai precisar:

  • Enxada
  • Calcário dolomítico (evita futuras pragas e evita problemas de desenvolvimento das couves)
  • Húmus ou estrume
  • Regador
  • Balde
  • Remédio de escaravelho
  • Mudas de couve-de-bruxelas

 

Se a sua horta não for para levar o biológico à risca, recomendo a que coloque uma rolha de remédio de escaravelho em 2 litro de água e mergulhe as raízes da couve-de bruxelas no líquido enquanto prepara a terra. Com isto vai evitar a irremediável hérnia das crucíferas ou vulgarmente conhecida por “porreca”.

 

Nota: Escolha um terreno onde não tenha produzido hortaliças nos últimos 4 anos preferencialmente.

 

Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente possível, de seguida espalhe o calcário dolomítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário. Abra um rego com 15cm de profundidade, coloque um pouco de húmus ou estrume no fundo do rego e coloque os pés de repolho  com espaçamentos de 40 cm, abra outro rego e utilize a terra para cobrir as raízes das couve-de-bruxelas colocadas no rego anterior. No final de cada rego proceda a uma rega intensa das couve-de-bruxelas acabadas de plantar fazendo recurso a um regador.

 

A couve-de-bruxelas cresce bem em ambientes de semi-sombra com temperaturas que rondem os 10ºC e os 25ºC. Gosta de bastante água de preferência regada pelo pé, contudo não tolera um solo constantemente encharcado portanto, regue bem mas, certifique que o solo tem boa drenagem.

 

As principais pragas são: O piolho, a mosca branca, as lesmas, os caracóis e as lagartas. Além disso podem também ser afectadas pelo míldio e pelas hérnias das crucíferas ou vulgarmente conhecidas por “porreca”.

 

A colheita ocorre entre o 3º e o 4º mês após o transplante. Cada pé de couve-de-bruxelas pode dar entre 50 a 100 pequenos repolhos.

 

Bons cultivos

1 vote