Como Semear / Plantar Batata Doce

como-semear-batata-doce

 

A bata doce está na moda, e, para ajudar à tendência descobrimos que ela se dá lindamente nos solos e climas de Portugal ao contrário do que se pensava inicialmente.

 

Para além disso inúmeros estudos apontam variadíssimos benefícios para a saúde quando consumida regularmente.

 

O seu cultivo é extremamente fácil e as mudas / sementes bastante fáceis de baratas de conseguir.

 

A época ideal para o plantio da batata doce no hemisfério norte é no período que se comprende entre Março e Junho.

 

Como Semear / Plantar Batata Doce?

 

Os dois métodos masi práticos de semear / plantar a bata doce são os seguintes:

1 – Plantar a rama de uma batata germinada como mostra na imagem (ganha raiz com facilidade)

Neste método tem de colocar a batata dentro de um frasco de vidro com água e esperar que a bata germine. De seguida pode transplantar a rama directamente para a terra ou colocar em outro frasco com água para que ganhe raízes primeiro. Tenha em atenção que a bata deve ficar com a parte onde foi cortada a rama para fora da água (normalmente a parte mais larga e redonda para baixo)

 

2 – Semear a batata directamente na terra, como se faz tipicamente com a bata normal. Neste caso pode consumir toda a batata e aproveitar só o topo onde foi cortada a rama como explicado no primeiro exemplo.

 

O que vai precisar:

 

  • Enxada
  • Calcário dolomítico (se necessário para equilibrar o Ph da terra)
  • Húmus ou estrume
  • Regador
  • Balde

 

Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente que conseguir, depois espalhe o calcário dolomítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário, abra covas profundas com espaçamento de 50 cm, coloque bastante húmus ou estrume no fundo da cova, cubra com terra e coloque as ramas da batata doce (uma por cova). Certifique-se que a rama da batata doce não fica a tocar na terra.

 

Recomenda-se o tratamento com calda bordalesa a cada 15 dias para prevenir o aparecimento de doenças e pragas.

 

Lembre-se de regar duas ou três vezes por semana a sua plantação de batata doce, a humidade profunda (especialmente durante os períodos mais quentes e secos), ajudará a um melhor rendimento na altura da colheita.

 

A colheita deve ocorrer de 90 a 120 dias após o plantio e o principal sintoma de que as batatas doces estão prontas a apanhar é a rama amarelada ao invés do verde predominante.

 

 

Bons cultivos,

 

Dicas e sugestões deixem aí nos comentários.

Comentários Facebook
2 votes

3 comments

  1. Gostava de semear batata doce, mas não sei onde comprar a semente. Por favor indique onde comprar a semente no Porto ou Figueiró dos Vinhos.

    • Armandina você consegue semente/mudas através de uma bata doce que pode adquirir em qualquer super-mercado ou hiper-mercado. Depois é só deixar brotar a rama fazendo recurso a um recipiente com água como mostra a imagem.

    • Posso dizer-lhe que este ano colhi num só pé de batata doce (Foi único) batatas que perfizeram 15 quilos. Uma dela tinha só o peso de 3,677 gr.
      O cultivo tem de ser bem feito.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *