Como semear / plantar alfaces em vasos ou outro recipiente

semear plantar alfaces em vasos

Veja como cultivar alfaces orgânicas em vasos, garrafas, mesas de cultivo ou outro recipiente. Este tipo de cultura é normalmente muito utilizado em hortas urbanas e trás normalmente boas produções e de razoável qualidade.

 

Pode semear e plantar diferentes tipos ou variedades de alfaces: romana, roxa, mimosa, frisada, crespa, lisa. Diversificando as variedades cultivadas permite que desfrute de saladas de alface variadas e evita que aborreça uma qualidade específica de alface.

 

Semear / Plantar alfaces em vasos ou recipientes

 

Sementeira: Pode começar o cultivo de alfaces orgânicas em vasos adquirindo as plantas para transplante em algum agricultor ou produtor orgânico próximo de si. Outra opção é adquirir as semente orgânicas em alguma loja da especialidade e semear você mesmo.

 

Para semear semente de alface siga estes passos: Deixe as sementes de molho em água potável durante 24h antes de as semear. No vaso ou recipiente, espalhe bem as sementes e cubra as sementes com cerca de 1cm de terra. Pressione ligeiramente a terra e rege com cuidade de forma a que o substrato fique bastante húmido mas, tenha em atenção que não descobre as sementes.

 

A temperatura ideal para a germinação é em torno dos 20 ºC e as sementes devem germinar em torno de uma a duas semanas após o semeio.

 

Transplante: As alfaces estão prontas para ser transplantadas ao final de 30 dias e quanto tiverem cerca de 10 cm de cumprimento. Dependendo da variedade e crescimento de cada planto, seria ideal deixar pelo menos 25 cm² para que cada planta se possa desenvolver.

 

 

Recipiente: Desde vasos, garrafas plástico, garrafões ou mesas de cultivo tudo pode ser aproveitado e reutilizado para produzir alfaces, contudo certifique-se que o recipiente tem pelo menos 25cm de profundidade.

 

Substrato: Coloque areia ou pedras no fundo do recipiente para facilitar a drenagem das águas das regas e misture 1 parte de húmus de minhoca para 2 de terra de forma a encher o recipiente de cultivo. Evite deixar torrões para não inibir o desenvolvimento da raiz das plantas.

 

Clima: Dependendo da variedade a alface não tem problemas em se adaptar a climas amenos ou frios.

 

Temperatura: A temperatura ideal para o cultivo de alfaces fica compreendido entre os 5 ºC e os 25 ºC. As alfaces têm tendências a se desenvolver melhor em temperaturas mais baixas. Com temperatura elevadas as alfaces tendem a espigar precocemente, contudo pode aproveitar para retirar sementes para as próximas produções.

 

Luz: A alface não é muito exigente no que toca a luz, necessitam pelo menos de 5 a 6 horas de luz diária.

 

Rega: A alface gosta de água moderada. Regue as alfaces a cada dois dias. Certifique-se que ocorre uma boa drenagem das águas da rega, pedras ou areia no fundo do recipiente ajudam nessa tarefa.

 

Pragas: As pragas mais comuns são o piolho, os caracóis e as lesmas.

 

Colheita: As alfaces devem estar prontas a colher em 2 a 3 meses dependendo da variedade e do gosto do produtor.

 

 

Bons cultivos

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *