Como semear / plantar alecrim

O alecrim é uma erva aromática que possui um grande número de propriedades benéficas. É amplamente utilizado na cozinha para fornecer aroma e sabor a vários ensopados, além de ser usado como repelente de insectos ou aromatizante para armários e gavetas. Esta planta aromática pode ser facilmente cultivada em casa, seja em vasos ou como um arbusto de jardim. Precisa de muito pouco cuidado e adapta-se a todos os tipos de climas, embora prefira os mais quentes e secos. Se você também quiser plantá-la em sua casa e poder colher quando precisar, não perca este artigo de como cultivar alecrim.

 

O que vai precisar?

  • Hastes ou sementes de alecrim
  • Vaso ou recipiente equivalente
  • Substrato e terra
  • Água

 

 

Se pretende utilizar o método de plantar por estaca, é aconselhável que o faça no inicio de verão. Colha uma haste de alecrim com +/- 8 cm . No caso de você não ter uma planta de onde colher hastes de alecrim, você pode semear sementes. No caso de semear, será melhor fazer isso na primavera.

Encha o vaso com substrato misturado com terra. No fundo do vaso certifique-se que adiciona umas pedras para salvaguardar uma boa drenagem futura pois o alecrim gosta de ambientes secos e um terreno bem drenado.

Depois de semeado ou plantado o alecrim, deve escolher um sítio bastante soalheiro para colocar a sua planta. Quantas mais horas de sol por dia melhor.

Quanto à rega de alecrim, você não deve regar com muita frequência, pois prefere a terra seca, porque é um arbusto típico de climas quentes e áridos. Certifique-se de que o vaso não fica constantemente com o substrato ensopado porque isso apodrece as raízes e consequentemente a sua planta morre.

 

Podemos colher pequenas hastes e folhas para cozinhar ou dar qualquer outro uso, durante todo o ano, uma vez que a planta já tenha maturidade suficiente.

 

Ps. Não utilize adubos químicos, pois para além de deteriorar a qualidade do produto, também retira poder de aroma ao alecrim. Mais a mais o alecrim não requer muito cuidado no que toca a adubação artificial.

1 vote

Comments

comments