Como Semear Nabos e Nabicas

baby-golden-turnips

A sementeira do nabo e nabiça costume iniciciar-se em meados de agosto e prolonga-se até dezembro ou janeiro no hemisfério norte.

 

Estas duas culturas muito semelhantes entre ambas, não são culturas de requerer cuidados especiais.

 

Para semear nabos ou nabiças será importante estar em um clima onde a temperatura varie entre os 12Cº e os 25Cº e ter bastante humidade, dai a que recomende que no hemisfério norte se semeie preferencialmente entre o o final de o mês de setembro e o final do mês de novembro.

Outra coisa que recomendamos é que se possível procededa ao semeio na fase da lua quarto minguante.

 

O que vamos precisar?

  • Enchada
  • Engaço
  • Semente de nabo ou nabiça
  • Calcário dolomítico (para equilibrar o PH da terra e eviatar problemas com pragas e desenvolvimento)
  • Humus ou estrume de galinha ou codorniz (aqui pode utilizar outro que tenha em mãos)
  • Balde
  • Regador

 

Primeiro vamos ter de cavar a terra bastante bem e com o máximo de profundidade possível, de seguida vamos espalhar o calcário dolomítico de até 1kg por m2 de terreno, adicionamos também o húmus ou estrume, voltamos a cavar de forma a misturar bem o calcário e o estrume com a terra, pegamos no engaço e aplanamos o máximo possível a superfície a semear, juntamos as sementes com um pouco de terra dentro de um balde e espalhamos de forma ampla pela superfície. Não se preocupe aqui neste ponto, quanto mais dispersas ficarem as sementes, mais forte será a produção. Voltamos a pegar no engaço engaçamos a terra de forma superficial com o objetivo de cobrir as sementes com uma profundidade de até 1cm. No final, procedemos a uma rega intensiva de preferência com recurso a um regador.

As suas sementes devem brotar de até duas semanas.

 

PS. Lembre-se que numa fase inicial é muito importante manter a zona semeada bastante húmida, portanto se por ventura não chover durante esta fase, recomndo a que se regue o canteiro 2 vezes ao dia.

 

Boas colheitas

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *