Como Semear Espinafres em Vasos

espinafres em vaso

Hoje vamos ver alguns factores chave para ter êxito a cultivar espinafres em vasos como: quando semear, regas, horas de luz, temperatura etc. Todos estes factores são importantes para ter sucesso no seu cultivo.

 

O cultivo do espinafre, não é um cultivo complicado. Vai conseguir mesmo que tenha pouca experiência com agricultura.

 

Como cultivar espinafres em vasos

 

O espinafre Spinacea oleracea L., é uma planta originária da Ásia que pertence à família botânica Chenopodiaceae

 

Semear:  Para estimular a germinação das sementes de espinafre, vamos colocar as sementes de molho em água por 8 horas antes de as semear. Depois deve deixar as sementes escorrer bem e semear a uma profundidade máxima de 3 cm. Se colocar a mais de 3 cm pode ter problemas na germinação. As plantas deve germinar no espaço de duas semanas.

 

Na hora de semear os espinafres deixe um espaço de 8 a 10 cm² de cada semente para que cada planta se possa desenvolver correctamente.

 

Pode semear os espinafres em vasos durante todo o ano, contudo lembre-se que para a germinação são necessários em torno de 20 ºC e que muito possivelmente as plantas não vão ter um correcto desenvolvimento se estiverem no exterior durante a época de invernos rigorosos onde as temperaturas podem ser negativas.

 

Recipiente de cultivo : O recipiente ou vaso de cultivo tem de ter pelo menos 30 cm de profundidade e certifique-se que o recipiente tem orifícios para que o excesso de água saia durante o processo de rega.

Evite utilizar vasos de plástico. Opte por recipientes mais ecológicos como vasos em barro.

 

Substrato: Supondo que utiliza um vaso em barro de 30 cm de profundidade, fica a lista de matéria sugerida:

 

  • Coloque 4 ou cinco pedras no fundo do vaso para facilitar a drenagem. Veja que as pesdras não tapem os orifícios.
  • Adicionar uma camada de 4 ou 5 cm de areia.
  • Coloque uma cama de 15 cm de substrato ecológico para cultivo de plantas hortícolas.
  • Adicionar uma cama de 3cm de húmus de minhoca.
  • Completar o resto do vaso com substrato ecológico para cultivo de plantas hortícolas.

 

Luz: O espinafre é uma planta que gosta de receber a luz do sol directa. Se a colocar em um local onde receba algumas horas de sol por dia, vai ver que o crescimento é melhor e mais rápido do que na sombra.

 

Temperatura: O espinafre é uma planta bastante resistente a temperaturas extremas. Pode aguentar temperaturas em torno dos 3 ºC e 30 ºC. A temperatura ideal para o seu crescimento varia entre os 15 e os 25 ºC, se bem que também para variar consoante a variedade que semear.

Temperaturas acima dos 30 ºC pode levar a que a planta floresça precocemente.

 

 

Rega: Necessita de regas regulares mas certifique-se que não excede na quantidade. Antes de regar, introduza um dedo a 4 cm de profundidade, se sentir a terra húmida não regue nesse dia. Se sentir a terra seca regue. Nos meses mais quentes do ano, regue com maior frequência.

 

Pragas e doenças : Caracóis e o piolho são as pragas mais comuns. Veja como combater estas pragas e doenças Receitas de Inseticidas, Fungicidas e Repelentes para Hortas Biológicas

 

Colheita: Em condições ideais de cultivo e dependendo da variedade que semeou, em 7 semanas aproximadamente já pode começar a colheita e desfrutar de excelentes saladas, sopas, batidos verdes etc de espinafre.

 

Boas colheitas

Comentários Facebook
1 vote

1 comment

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *