Como Semear Ervilhas / Ervilhas de Quebrar

Semear Ervilhas

As ervilhas são muito nutritivas, são ricas em hidratos de carbono e fibras alimentares, além de serem ricas em Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K.

 

As ervilhas são semeadas no hemisfério norte de novembro a março. É uma cultura ligeiramente sensível que requer alguns cuidados na fase inicial de pós-germinação.

Para ter sucesso no seu cultivo, vai necessitar de um clima ameno em que as temperaturas se cifrem entre os 5Cº e os 27Cº, terra leve e com boa drenagem, terra bem nutrida e um ph balanceado entre os 6 e 7.5. Sempre que possível semeie as suas ervilhas entre lua quarto crescente e lua cheia.

O que vai precisar:

  • Enxada
  • Regador
  • Calcário Dolomítico (opcional em caso de ser necessário balancear o ph da terra)
  • Húmus ou estrume
  • Balde
  • Regador
  • Sementes de Ervilha

 

Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente possível, de seguida espalhe o calcário dolomítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário. Abra um rego com 10cm de profundidade, coloque um pouco de húmus ou estrume no fundo do rego, abra outro rego e tape o estrume ou húmus do rego anterior, depois enterre as ervilhas com distâncias de 30 cm e a uma profundidade de 5 cm. No final de cada rego proceda a uma rega fazendo recurso a um regador. Após a sementeira evite regar muito e deixar o solo encharcado, como forma a evitar que a semente apodreça na terra.

 

Durante o crescimento e desenvolvimento das ervilhas mantenha o solo ligeiramente húmido. Tenha em atenção que um solo demasiado seco ou um solo com demasiada humidade pode comprometer a sua colheita na totalidade. Após a germinação e se optou por semear as ervilhas ao cedo, coloque pequenos galhos de carvalho espetados junto ás ervilhas como forma a proteger das geadas e dos principais predadores como é o caso dos pássaros. Existe quem utilize mil e uma maneira para tentar afugentar os pássaros das ervilhas. Há quem pendure espelhos, espalhe fitas vhs por cima das ervilhas etc.

 

A colheita ocorre normalmente a partir do 90 dia

 

Boas colheitas

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *