Como semear e produzir agriões biológicos em casa

 

Se você é um amante de saladas, então os agriões são com certeza um vegetal já conhecido e apreciado por si. Hoje vamos ver como pode produzi-los em sua casa de forma fácil e biológica.

 

Os agriões são ricos em vitaminas A, B6, B12 e C, ácido fólico e minerais como o ferro, magnésio e fósforo, além de outros nutrientes necessários para a manutenção de uma boa saúde. Contudo e como você deve saber, utilizar agriões adquiridos no supermercado pode ser sinónimo de ingestão de inúmeras pesticidas nocivas à saúde humana.

 

Portanto vamos ver como pode produzir em sua casa agriões frescos, saudáveis e completamente livres de químicos utilizados pelos grandes produtores industriais.

 

 

O que vai precisar:

 

  • Um recipiente quadrado,  rectangular ou até mesmo redonda com cerca de 10 ou 15 cm de profundidade (bacia, gamela ver imagem 1)
  • Vários vasos (Quantos couverem dentro do recipiente de cima)
  • Composto orgânico fino
  • Palha, algodão, tela, pedras ou argila expandida
  • Sementes de agrião de água
  • Água

 

imagem 1

imagem 1

 

Pois bem, como sabem os agriões de água necessitam de humidade constante para se desenvolverem correctamente, portanto vamos aos passos que tem de seguir para conseguir produzir estes preciosos vegetais.

 

Pegue em cada um dos vasos e certifique-se que estão todos perfurados na parte inferior, de seguida coloque a palha, algodão , tela, pedras ou argila expandida no fundo do vaso para servir de filtro entre o composto e a água.

vaso filtro

 

Encha os vasos com composto e semeia a sementes de agrião a cerca de 0,5 cm de profundidade. Pode ao invés de semear a semente, utilizar a rama  de outra planta para uma produção mais rápida. ( O agrião, desde que tenha bastante humidade, ganha raiz facilmente )

 

Coloque os vasos  dentro do container 1, encha de água até que dê pelos menos pelo meio dos vasos e regue com cuidado os vasos para não descobrir as sementes de agrião.

 

agrioes

 

Mantenha sempre a água no mesmo nível, vá acrescentando consoante a necessidade.

 

Ps: Pode adicionar se entender um pequena bomba de ar para ajudar à oxigenação da água do container 1.

 

A colheita normalmente pode ser efectuada ao fim de 60 / 70 dias após o semeio e 50 dias em caso de produção com rama. Corte o agrião de foma a deixar pelo menos 5 cm de rama para incentivar ao aparecimento de novos brotos.

 

Bons cultivos.

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *