Como semear e plantar beterrabas biológicas

 

A beterraba de seu nome científico ( Beta Vulgaris ), é uma planta bienal que geralmente vem a florescer no segundo ano de vida.
Actualmente a beterraba ganhou destaque na culinária portuguesa, está presente em saladas, sopas, batidos etc. As suas propriedades ajudam a um excelente equilíbrio da nossa saúde. Para além de prevenir certas doenças como certos tipo de cancro, fortalece o sistema imunitário, previne e combate a anemia, é rica em ferro, cálcio, vitamina B1 etc.

Quer mais motivos para produzir e consumir beterraba?

 

 

Tipos de beterraba

 

betterraba oleracea

A beterraba oleracea (ou vermelha) é uma planta muito nutritiva amplamente cultivada para consumir tanto as suas raízes como as folhas. A beterraba vermelha ou vermelho-púrpura é a mais usual, mas também existem outras variedades tais como  amarelo, laranja e branco.  A Beterraba avermelhada também é usada para extrair betanina, uma substância usada para fazer corante vermelho presente em molhos de tomate e sorvete.

 

beterraba sacarina

A beterraba sacarina é cultivada principalmente para a produção de sacarose (açúcar de mesa) ou para a produção de álcool( etanol). É da família das amarantáceas e nas suas raízes contêm uma elevada concentração de sacarose por isso é cultivada nas regiões temperadas para a produção de açúcar e etanol.  Esta planta geralmente tem a raiz mais longa que a beterraba oleracea, e pode ser de cor branca ou amarelada.

 

beterraba forrageira

beterraba forrageira é cultivada principalmente para fornecer alimentos para animais podendo também  ser consumidas por seres humanos. São plantas  geralmente maiores do que as beterrabas oleraceas e as suas raízes podem ser brancas, amarelas, laranja ou vermelhas.

 

 

Quando semear beterraba?

A beterraba é uma planta que se adapta melhor em climas temperados com uma temperatura entre 10 e 24 ° C.  Convém considerar o tipo de beterraba a semear e a temperatura a que a mesma irá ser exposta.

No caso da beterrava  sacarina e da beterraba forrageira são espécies de beterraba que poderão resistir a baixas temperaturas pois são plantas bem desenvolvidas e de grande resistência.
Terreno onde deve ser cultivada

A beterraba precisa de um solo fértil  rico em matéria orgânica e um Ph de 6.0 a 7.5.

O terreno deve ser bem drenado livre de pedras ou de quaisquer outros detritos.

A luminosidade também é importante pois a beterraba gosta de luz.

 

Irrigação

Deve-se regar o solo a fim de o manter húmido mas não encharcado.

 

Plantio e cultivo

A época de plantio vai de Abril a meados de Junho. Semeamos fazendo aberturas rasas, 1 a 2 cm e deixando 2 ou 3 sementes a cada 20 cm. Deve deixar um espaço entre cada fileira de 30 a 40 centímetros. Nunca cultivar muito profundo pois isso originará caules fracos.

 

 

Colheita

A partir de Julho podemos começar a colher conforme formos necessitando.

Em outubro é hora de fazer toda a restante colheita.

Se fizermos o cultivo da beterraba de 3 em 3 ou de 4 em 4  semanas assim consecutivamente  até meados do Verão, teremos beterrabas sempre prontas a ser consumidas.

 

 

Pragas e doenças que podem afectar as beterrabas

  • Pulgão-preto: enfraquece a planta.
  • Mosca da beterraba: furam as folhas (arrancar as folhas afectadas e queimar).
  • Mancha foliar: doença causada por um fungo.
  • Lagartas: devoram o colo da raiz.
  • Nematoides: parasitas sobre as raízes.

 

Bons cultivos

Comentários Facebook
2 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *