Como Plantar ou Semear Melões

Plantar Meloes

 

O melão é plantado no hemisfério norte entre finais de fevereiro e meio de maio para semear e finais de março e meio de junho para plantar.

Para ter sucesso na sua cultura deve reunir os seguintes fatores: clima relativamente seco com temperaturas entre os 22Cº e os 33Cº, solo bem nutrido, com boa drenagem e ph balanceado entre os 6 e 7.5.

Dê preferência a plantar melões na segunda metade de lua quarto crescente até dois dias antes de lua cheia.

 

 

O que vai precisar:

  • Enxada
  • Regador
  • Calcário Dolomítico (opcional em caso de ser necessário balancear o ph da terra)
  • Húmus ou estrume
  • Balde
  • Regador
  • Sementes de melão ou mudas para transplantar

 

Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente que conseguir, depois espalhe o calcário dolomítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário, abra covas profundas com espaçamento de 50 cm, coloque bastante húmus ou estrume no fundo da cova, cubra com terra e coloque as mudas de melões (uma a duas mudas em cada cova). Certifique-se que as folhas das mudas dos melões não ficam a tocar na terra. Em caso de querer semear as sementes directamente na terra, respeite o mesmo processo, contudo ao invés de um pé de melão, coloque duas a três sementes de melão a 3 cm de profundidade por cova (após a germinação, deixe somente uma ou duas plantas por cova).

 

 

O melão não requer muita humidade, em dias de muito calor regue somente 3 vezes por semana. Reduza para uma vez  assim que falte cerca de 1 mês para a colheita para elevar o índice de doçura e corte a rega na totalidade duas semanas antes da colheita.

 

Dependendo da variedade o melão poderá ser colhido de 90 a 150 dias após a germinação ou plantação.

 

Curiosidades: 

  • O melão quando maduro produz um cheiro forte e colorações muito mais vivas e o pedúnculo que o suporta começa a perder a coloração verde e passa a castanho (seco).
  • Bater com os nós dos dedos no melão de forma ligeira e escutar um som profundo, significa que é sumarento, um som oco significa pouco sumarento.Boas colheitas
Boas colheitas!

 

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *