Como Plantar Couve Roxa

Plantar Couve Roxa

 

A couve roxa está entre as hortaliças que mais espaço tem ganho no prato dos portugueses. Das saladas em cru à couve roxa salteada, a couve roxa é em qualquer ocasião um legume deliciosos.

 

O plantio da couve roxa realiza-se entre março e outubro.

Para cultivar a couve roxa, vai precisar de reunir alguns fatores entre eles: Clima ameno com temperaturas que oscilem entre os 5Cº e os 30Cº, solo com boa drenagem, bem estrumado, ligeiramente húmido e um ph balanceado entre os 6.5 e 7.

Sempre que possível dê preferência por plantar a couve roxa em período de final de tarde e em primeira metade de lua quarto crescente, sempre dois dias após lua nova.

 

 

O que vai precisar:

  • Enxada
  • Calcário dolomítico (evita futuras pragas e evita problemas de desenvolvimento das couves)
  • Húmus ou estrume
  • Regador
  • Balde
  • Mudas de Couve Roxa

 

Se a sua horta não for para levar o biológico à risca, recomendo a que coloque uma rolha de remédio de escaravelho em 2 litro de água e mergulhe as raízes da tronchuda no líquido enquanto prepara a terra. Com isto vai evitar a irremediável hérnia das crucíferas ou vulgarmente conhecida por “porreca”.

Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente que conseguir, depois espalhe o calcário dolmítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário. Abra um rego com 15cm de profundidade, coloque um pouco de húmus ou estrume no fundo do rego e coloque os pés de couve roxa com espaçamentos de 35 a 40 cm, abra outro rego e utilize a terra para cobrir as raízes da couve roxa colocadas no rego anterior. Depois de tapado, aproveite para endireitar manualmente os pés de couve roxa e apertar a raiz da planta na terra. No final de cada rego proceda a uma rega intensa da couve roxa acabados de plantar fazendo recurso a um regador.

 

Obs: Capriche na distância entre cumes dos regos caso tenha terreno! Queremos uma cultura assimétrica mas quanto mais espaço houver entre os pés de couve roxa, maior será a sua capacidade de desenvolvimento. À semelhança de outras culturas nunca deixe as mudas encostadas aos cumes da terra caso fiquem expostas a sol e temperaturas intensas nos primeiros dias pois podem morrer de desidratação. A couve roxa não requer um rega intensa, portanto regue só três vezes por semana se as temperaturas forem relativamente elevadas.

 

O brócolo estará pronto a colher entre 90 a 120 dias após o pla

 

Obs: Capriche na distância entre cumes dos regos caso tenha terreno! Queremos uma cultura assimétrica mas quanto mais espaço houver entre pencas, maior será a sua capacidade de desenvolvimento. À semelhança de outras culturas nunca deixe as pencas / tronchudas encostadas aos cumes da terra caso fiquem expostas a sol e temperaturas intensas nos primeiros dias, pois podem morrer de desidratação. A penca não requer um régua assídua, portanto regue só três vezes por semana se as temperaturas forem relativamente elevadas.

 

A couve roxa estará pronta a colher entre 3 a 4 meses após o plantio.

 

 

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *