Como plantar alfaces biológicas em vasos

 

Sabendo que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade dos alimentos que ingerem, hoje vamos ver como semear e plantar alfaces biológicas em vasos. Este tipo de cultivo, permite que produza alfaces frescas e saudáveis, mesmo em espaços reduzidos com é o caso de quem vive em apartamentos.

 

O cultivo da alface não é complicado. Vai conseguir mesmo que tenha pouca experiência com agricultura.

 

Como cultivar alfaces biológicas em vasos

 

Variedades de alfaces:

alface1

 

Se gosta de alfaces tenras opte sempre pela variedades de folhas mais lisas. Quanto mais lisa for a folha, mais tenra será a alface.

 

Semear:  Para estimular a germinação das sementes de alface, vamos colocar as sementes de molho em água por 8 horas antes de as semear. Depois deve deixar as sementes escorrer bem e semear a uma profundidade máxima de 1 cm. Se colocar a mais de 1 cm pode ter problemas na germinação. As plantas deve germinar no espaço de duas semanas.

Quando as plantas atingirem cerca de 3 cm de altura, estão prontas para ser plantadas nos vasos.

 

Recipiente de cultivo : O recipiente ou vaso de cultivo tem de ter pelo menos 20 cm de profundidade e 15 cm de diâmetro. Certifique-se que o recipiente tem orifícios para que o excesso de água saia durante o processo de rega.

 

Evite utilizar vasos de plástico. Opte por recipientes mais ecológicos como vasos em barro.

 

Substrato: Supondo que utiliza um vaso em barro de 20 cm de profundidade, fica a lista de matéria sugerida:

 

  • Coloque algumas pedras no fundo do vaso para facilitar a drenagem. Veja que as pedras não tapem os orifícios. ( ver imagem )
  • Adicionar uma camada de 4 ou 5 cm de areia ou uma tela.
  • Coloque uma cama de 15 cm de substrato ecológico para cultivo de plantas hortícolas.
  • Adicionar uma cama de 3 cm de húmus de minhoca.
  • Completar o resto do vaso com substrato ecológico para cultivo de plantas hortícolas.

 

vasos drenagem

 

Luz: A alface tolera a sombra, por isso a exposição solar directa não é obrigatória para que possa produzir este vegetal.

 

Temperatura: A alface é uma planta bastante resistente a temperaturas extremas. Pode aguentar temperaturas em torno dos 10 ºC e 30 ºC. A temperatura ideal para o seu crescimento varia entre os 15 e os 22 ºC.

Temperaturas acima dos 25 ºC pode levar a que a planta floresça precocemente.

 

Rega: Necessita de regas regulares mas certifique-se que não excede na quantidade. Antes de regar, introduza um dedo a 4 cm de profundidade, se sentir a terra húmida não regue nesse dia. Se sentir a terra seca regue. Nos meses mais quentes do ano, regue com maior frequência.

 

Pragas e doenças : Lesmas e caracóis são as pragas mais comuns. Veja como combater estas pragas e doenças Receitas de Inseticidas, Fungicidas e Repelentes para Hortas Biológicas

Para evitar as lesmas e caracóis pode adicionar fita de cobre em redor do vaso ( em caso de não conseguir a fita de cobre, pode utilizar um arame de cobre). As lesmas e caracóis não gostam do contacto com este metal.

 

cobre lesma e caracois

 

Colheita: Em condições ideais de cultivo e dependendo da variedade que semeou, em 8 semanas aproximadamente já pode começar a colheita e desfrutar de excelentes saladas de alface biológica.

 

Bons cultivos

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *