Como eliminar as formigas da suar horta de forma biológica

eliminar-formigas

 

Por vezes tratar dos nossos jardins e hortas nem sempre é fácil, especialmente neste época em que nos encontramos. Devido ao calor e saudável crescimento das nossas plantas é muito favorável o aparecimento de formigas.

 

As formigas também são necessárias ao bom funcionamento da nossa horta biológica, contudo, e na maioria dos casos devido ao elevado número de exemplares das colónias e à sua insaciável sede de armazenamento, viram uma autêntica praga para as nossas produções.

 

Acabar com elas é uma das questões que mais dor de cabeça nos trás… Por isso, a utilização de produtos adequados, naturais, biológicos, baratos e que tragam a melhor resolução ao problema é essencial.

 

Aqui ficam algumas dicas de fórmulas caseiras para ajudar a combater as formigas:

 

1- Replentes naturais tais como : Infusões de sumo de limão, vinagre, alho e folhas de arruda… Pulverizar várias vezes por semana é o ideal para conseguir bons resultados. Podemos também utilizar compostos aromáticos tais como canela, pimenta, café, alho…espalhar pela horta costuma dar bons resultados.

 

2 – Plantar ervas aromáticas pela horta: Para além dos benefícios já mencionados em posts anteriores, também ajudam a repelir formigas. Sendo assim, aconselha- se que se plante lavanda, oregãos, menta, hortelã-pimenta, alecrim, arruda, malmequeres, cebola, absinto e aí por diante espalhados pela sua horta.

 

3 – Casca de laranja: A casca de citrinos tem um chamado substância natural D-limoneno, esta 3 substância é utilizada na indústria como um solvente (vendido como o sal de limão) e é também utilizado como um componente em insecticidas orgânicos. A formiga vai levar  a casca para o ninho, mas quando ela começa a decompor-se, liberta um óleo essencial que  se torna num insecticida letal quando em contacto com elas.

 

4 – Grãos de arroz cru nas passagens: Espalhar grãos de arroz cru nas passagens das formigas, faz com que elas interrompam a saga de destruição das nossas plantas e comecem a acartar desenfreadamente o arroz para o seu ninho. Com o tempo e humidade natural o arroz fermenta e produz um fungo mortífero para elas. ( Há quem diga que os grãos de arroz matam as formigas por esmagamento, devido à sua expansão quando em contacto com a humidade )

 

Comentários Facebook
1 vote

1 comment

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *