Como e quando semear hortelã biológica e quais as suas propriedades

semear hortela

Quem não tem ou teve uma hortelã em casa!?

 

A hortelã é uma planta aromática usada para várias finalidades.

 

O seu nome científico é (Mentha Piperita) e pertence à família das Lamiaceae. É uma planta de crescimento rápido, que não requer muito cuidado e nativa das regiões da Ásia, como da antiga Mesopotâmia e Egipto.

 

Ao falarmos da hortelã podemos dizer que é  uma erva muito antiga e bastante procurada por causa das suas propriedades medicinais. É bastante utilizada com a finalidade de estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vómitos, cólicas uterinas, e muito útil contra catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã também é usado como calmante.

 

Sabemos que existem muitas espécies e variedades, com folhas verde  escuro, cinza prateado, amarelo ou manchado.

 

Nos dias de hoje parece que a hortelã está na moda não só pelas suas propriedades medicinais mas especialmente na área da culinária, os restaurantes têm adoptado a sua aromatização para adicioná-la aos pratos, refrigerantes e sobremesas. No entanto, é uma das ervas mais tradicionais de receitas, usado sempre e com a vantagem de que é muito fácil de crescer.

 

O plantio pode ser feito de duas formas: sementes ou mudas e a sementeira deve ser feita entre Março e Maio.

 

A hortelã é uma das plantas que se adapta a qualquer tipo de solo, até aqueles mal drenados.

 

O solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica. Além disso, a hortelã não precisa de muita luminosidade para que possa crescer, pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial.

 

Dá-se bem em hortas, canteiros, vasos, latas e  até em garrafas.

 

A irrigação: É muito importante que o solo esteja sempre húmido, a hortelã gosta de humidade.

 

Colheita:  A colheita pode ser feita a partir do momento em que as plantas estejam desenvolvidas mas o ideal seria na fase de florescimento pois é a fase em que o aroma e o sabor estão mais intenso.

 

Bons cultivos

Comentários Facebook
1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *