Aquaponia – Produzir Legumes Orgânicos Sem Terra

Aquaponia

 

Para quem não conhece, aquaponia é um sistema que proporciona uma simbiose fantástica entre peixes e plantas.

Já imaginou conseguir produzir peixes e plantas num único sistema de forma orgânica e bastante económica? Pois bem… Um sistema aquapónico proporciona-lhe isso mesmo!

 

O funcionamento do sistema ilustrado na imagem de cima é simples. Os peixes são colocados num reservatório com água onde são alimentados naturalmente, os seus dejectos e sobras de comida vão se decompondo e são convertidos em amónia que torna a água altamente tóxica para os peixes (é devido a essa mesma amónia que os seus peixes de aquário morrem se não lhe trocar a água pelo menos uma vez de 15 em 15 dias). Uma bomba submersível é colocada no tanque dos peixes e bombeia constantemente a água para a grow bed mais elevada do sistema, nessa growbed (ou filtro biológico) composta essencialmente por brita ou argila expandida, com o passar do tempo vão-se desenvolver bactérias responsáveis em converter a amónia em nitrito e posteriormente em nitratos através do processo de oxidação biológica. Por sua vez, as plantas instaladas nas várias grow beds vão-se alimentar dos nitratos e dessa forma a água retorna por gravidade ao tanque dos peixes livre de toxinas prejudiciais à saúde dos animais.

 

São conhecidas essencialmente dois tipos de grow bed: A de fluxo contínuo em que a água mantém um fluxo constante entre a grow bed e o tanque dos peixes e a flood and drain que faz uso de um sinfão artesanal para evacuar a água quase na totalidade assim que a mesma ultrapasse um determinado nível da grow bed.

Flood and drain aquaponia

Sistema flood and drain

Para além das grow beds, existe quem utilize tubos pvc ou placas de esferovite directamente na água para aumentar e optimizar a sua produção de legumes orgânicos através de aquaponia.

 

Na aquaponia, para além de se poupar 90% de água em comparação à agricultura convencional,  para além de minimizar em quase metade os tempos de produção, também se evitam algumas pragas das plantas que estão directamente relacionadas com problemas dos solos.

 

Um vídeo da mina autoria:

Boas Culturas

 

 

 

Comentários Facebook
2 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *